domingo, 15 de abril de 2007

MANDALAS



 



  • AGLA
    Mandala de inspiração cabalística, representando a reverberação dos sagrados nomes nos quatro quadrantes do universo (pontos cardeais), que estão simbolizados pela cruz. O centro de irradiação localizado dentro de um triângulo azul, no centro geométrico da mandala, representa o ponto de origem da manifestação, que se propaga até o círculo exterior.
    O vocábulo “AGLA” constitui o “notarikon” formado pelas letras iniciais do antigo cântigo hebreu “ATOH GHIBOR L’OLAM ADONAI (Tu és poderoso e único, Senhor).As cores predominantes azul, carmim e amarelo representam as 3 energias básicas e primordiais associadas respectivamente aos princípios da Vontade, Amor e Inteligência.
    A mandala AGLA é um suporte auxiliar para de meditar no esplendor da manifestação divina.



  •  




  • DEL SOLAR
    A mandala “Delsolar” representa o princípio do equilíbrio entre as energias YANG, simbolizadas pelas cores quentes e das energias YING simbolizadas pelas cores frias.
    Esta é uma mandala de equilíbrio de cores e formas, que produz um efeito harmonizador e pacificador sobre a mente, visto que o desenho apresenta um perfeito equilíbrio entre cores quentes e frias e entre as formas circulares e angulares.

  • ESMERALDA
    Mandala de inspiração ecológica e naturalista, com predomínio da cor verde, representando a Vida Divina manifestada na Natureza, como uma emanação do Centro Divino, simbolizado pelo Olho de Hórus.
    Produz um efeito calmante e relaxante sobre a mente, ajudando a restaurar o fluxo das energias naturais e lembrando-nos de que somos partes da Natureza e a ela devemos nossa existência no mundo das formas.

  • FONTE DA VIDA
    Trata-se de uma mandala alusiva à fonte interior da vida, representada pela cruz ansata egípcia sobreposta ao cálice da Vida, onde há um coração ardente.
    Os 3 círculos concêntricos nas cores rosa, amarelo e azul representam os 3 atributos básicos da vida, respectivamente, o amor, a inteligência e a vontade, emanados da Fonte Interior da Vida.
    A meditação sobre a mandala “Fonte da Vida” propicia uma auto-recordação sobre nosso centro essencial de ser.

  • INTUS SOLIS
    A mandala “intus Solis” (Sol Interno) representa uma auto-recordação do núcleo essencial de luz que existe no interior de cada ser humano, como uma semente a ser desenvolvida ao longo das eras. “Intus Solis” representa uma imagem simbólica do Eu Interno, na forma de um sol irradiante, sendo por isso, instrumento de auto-recordação.
    A forma cruciforme significa que o Eu Interno permanece crucificado na cruz dos elementos constituintes do mundo natural, o que causa sofrimento (a cor roxa), mas ao mesmo tempo , causa êxtase e felicidade por ser colaborador ativo do plano da Criação ( a luz dourada irradiante)

  • IRRADIANTE
    Esta mandala representa a irradiação do princípio interno mais profundo do ser humano, simbolizado pela pupila do Olho de Hórus.A justaposição da estrela de 5 pontas e da estrela de 6 pontas representa a síntese e a fusão do micro e do macro-cosmos na consciência humana plenamente realizada.
    Quando essa realização acontece, o ser humano se torna um sol irradiante, emitindo ondas de luz para beneficiar todos os seres.
    Meditar na mandala “Irradiante” tem o objetivo de produzir uma visão antecipada da plenitude da realização humana.

  • LOGUS
    Representa o Olho Interno (o princípio do puro ser ou da consciência, em seu aspecto mais internalizado) emanando suas energias doadoras de luz e vitalidade. A cruz formada pela projeção vertical e horizontal das emanações do Olho de Hórus representa o sacrifício da Divindade em doar sua própria Vida e Substância em benefício dos seres criados, que são uma emanação de Si mesmo.
    A meditação na mandala Logus propicia uma visão da Divindade em seu aspecto de Lux Transcendental, em seu perpétuo fluxo de doação e sustentação da vida.

  • LUX CALIX
    Esta mandala representa o cálice sagrado (o graal), que contém os padrões básicos (arquétipos) de toda a criação, simbolizada pelas linhas do desenho da mandala, sobreposto ao cálice, na forma de um fractal que forma o esboço do desenho completo da mandala .
    Simboliza a manifestação da mente divina na natureza, a partir de um plano original e perfeito, que está inserido no cálice no círculo interior da mandala.
    Os nomes IAM NUR RUACH IABESHA significam os 4 elementos, em palavras hebraicas, cujas iniciais formam a palavra INRI.

  • PLEROMA
    Esta é uma mandala ricamente elaborada, de inspiração gnóstica-cristã, que simboliza a irradiação do Pleroma Gnóstico a partir do Centro Cristológico existente no interior de todos os seres, neste caso, representado pelo coração irradiante sobreposto ao Santo Graal.

  • VITALIZADORA
    A mandala vitalizadora tem um padrão de cores, que visa estimular a absorção de vitalidade. As linhas de irradiação que partem da pupila do olho simbolizam a energia vital emanada da fonte interior do ser. Os grânulos coloridos em volta do círculo central simbolizam a profusão do prana no reservatório universal de energia. A estrela de 5 pontas contendo a estrela de 6 pontas significa que o microcosmo contém potencialmente o macrocosmo dentro de si. A pupila do olho foi desenhada com um padrão de linhas cruzadas de modo a transmitir uma imagem de vitalidade, atenção e força ativa.
    Meditar na mandala vitalizadora, focalizando a atenção na pupila do olho no centro da mandala, fazendo algumas respirações lentas, profundas e pausadas (sem forçar a respiração), mantendo a coluna em posição confortável e vertical, pode aumentar a absorção de energia vital.

  • VOLUNTAS
    Esta é uma mandala de auto-ajuda, alusiva ao desenvolvimento do potencial humano, simbolizado pela estrela branca de 5 pontas, que parece se propagar a partir do centro. Esta estrela afima a capacidade de auto-determinação do ser humano, livre das amarras do medo e da baixa auto-estima.
    As linhas azuis expansivas em forma de cruz simbolizam a capacidade ativa do ser humano influenciar seu ambiente de vida e ser senhor do seu destino.
    A meditação na mandala “Voluntas” ajuda a desenvolver a força de vontade, a determinação e a auto-confiança.

  •  


  • VER IMAGENS NO  SITE  http://www.sociedadeteosofica.org.br/bhagavad/site/mandalas.htm
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário