http://sites.unisanta.br/aquiculturaunisanta
A aqüicultura é uma atividade dedicada ao cultivo das diferentes espécies que vivem na água. O objetivo dos estudos desta área é tornar a aqüicultura uma alternativa de produção alimentar que substitua gradualmente a extração animal de ecossistemas marinhos e continentais praticada ao longo dos anos. É um mercado que apresenta um crescimento anual de 8%.
Cada vez mais, a aqüicultura se torna uma alternativa à pesca extrativa, que enfrenta redução de estoques tanto nos oceanos quanto nos rios, com isso tem garantido cada vez mais a presença do peixe na mesa do consumidor. Enquanto muitos estoques pesqueiros naturais já se encontram em seu limite máximo de exploração, a produção de pescado pela aqüicultura tem aumentado muito nos últimos anos.
O Brasil possui uma linha costeira com 8.500 km de extensão, cerca de 12% de água doce disponível do planeta, 550 mil hectares de reservatórios e mais de 400 km de canais de irrigação somente no Nordeste. Além disso, possui clima adequado e grandes extensões de terras alagadas propícias ao desenvolvimento da aqüicultura. Apesar de nos últimos cinco anos a aqüicultura brasileira ter apresentado taxas de crescimento anuais superiores a 20%, enquanto a média mundial é de 9%, a produção nacional em aqüicultura ocupa o 25º lugar no ranking mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário