segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Charlotte Sophia

 Charlotte Sophia, Duquesa de Mecklembourg-Strelitz, esposa de George III, Rei da Inglaterra.

Esterlícia - Strelitzia reginae

 

O género Strelitzia pertence à família das Musáceas e compreende inúmeras espécies, todas originárias da África do Sul e introduzidas na Europa em 1770, de onde se disseminaram por todo o mundo. A espécie mais cultivada é a Strelitzia reginae, popularmente conhecida como estrelícia, rainha-do-paraíso, bico-de-tucano, flor-do-paraíso, flor-da-rainha, ave-do-paraíso ou bananeirinha-do-jardim.

Existem também outras espécies, como a Strelitzia alba, de flores brancas e a Strelitzia caudata, de coloração azulada.

De um modo geral, as estrelícias são de fácil cultivo e requerem poucos cuidados, sendo de grande utilidade para a composição de arranjos florais e decoração de ambientes, pois dificilmente são atacadas por problemas que possam danificar suas pétalas e folhas.

Originária da África do Sul, a Estrelitzia também conhecida como ave-do-paraíso, por seu formato nos fazer lembrar uma vivaz e colorida ave, é uma herbácea que pode chegar a um metro e meio de altura, capaz de produzir flores, 5 a 8 ao mesmo tempo por muda, durante todo o ano, desde que cultivada sob luz solar intensa.

 

 A exuberância e excentricidade de suas flores são impressionantes e, além disso, essa prima da helicônia possui uma folhagem muito viva, com sua coloração verde escuro estabelecendo um contraste fascinante com o vermelho das de suas nervuras centrais, ingredientes esse que fazem com que ela esteja sempre presente nos mais belos jardins do mundo, além da facilidade por não requerer demasiados cuidados no seu cultivo.

 Essa planta, no seu conjunto, produz um efeito exótico, muito elegante e extremamente belo. Ela gosta de muita luminosidade, deve ser cultivada preferencialmente a sol pleno, em climas quentes, subtropicais e mediterrânicos, ao ar livre.

Parente próxima da helicônia e da bananeira, a estrelícia apresenta uma folhagem exuberante, de coloração verde-escuro, que contrasta com as nervuras centrais das folhas, de tom avermelhado. Já as flores, um verdadeiro trabalho artístico da natureza, são protegidas por uma bráctea, em forma de barca, com colorações que variam do vermelho ao azul-violeta. As seis pétalas das flores formam dois grupos de três: as externas são ligeiramente lanceoladas e de cor alaranjada e, as três mais internas possuem o formato de uma flecha e apresentam tons de azul-metálico.

 

O resultado é um efeito exótico, elegante e extremamente belo, que tem o seu objectivo: a natureza cria estas composições de formas e cores, num esforço para atrair agentes polinizadores, em busca do néctar da estrelícia.

Para sobreviver não deve enfrentar temperatura inferior a cinco graus centígrados, já, para florescer precisa de temperaturas superiores a 10 graus, com irrigações moderadas durante o ano todo. Por resistirem bem aos ventos, a Estrelitzia é ideal também para os jardins de zonas costeiras.

 Desenvolve-se bem na maioria dos solos, mas é adequado que sejam bem drenados, evitando poças e o conseqüente excesso de umidade. Nos jardins, as estrelícias faz muito sucesso, formando vistosos maciços sobre os relvados, mas é na composição de arranjos e decorações florais que ela mostra a sua maior glória: as suas flores, belas e exóticas, apresentam uma durabilidade, um colorido e uma versatilidade impar no mundo vegetal.

De um modo geral, pela sua beleza e elegância, porque dificilmente suas folhas e pétalas correm o risco de ser danificadas por motivos ambientais, e também por oferecem muita facilidade no cultivo, as Estrelitzias são muito procuradas para composições de arranjos de flores e decorações de ambientes externos e internos.

As flores, maravilhas artística da natureza, possuem cores incríveis e tem longa duração depois de cortada. Por isso, se tornou o símbolo da cidade de Los Angeles. Além disso, a ela é extremamente atrativa para os beija-flores.

As Esterlicias são flores do galanteio e é indicada para ornamentação de eventos refinados.

Por isso o  nome, strelitzia, é uma homenagem à Charlotte Sophia, Duquesa de Mecklembourg-Strelitz, esposa de George III, Rei da Inglaterra.

http://www.aquishopping.com.br/dicionario/strelitzia.html

::::http://www.superimagens.com/sp/galeria/modo_slide.php?t=1&id_aut=126&palavrachave=&id_cat_autor=380&id_img=3964&pagina=2&pag_retorno=portfolio  

Nenhum comentário:

Postar um comentário