quarta-feira, 26 de março de 2008

Absorventes internos na rede de intrigas da SAÚDE

http://saude.abril.com.br/edicoes/0285/medicina/conteudo_232197.shtml
Um e-mail que circula pela internet, vem alertando problemas de saúde.
O link estabelece que este problema não existe
O email declara que há o problema..

e... vc o que acha?


Abaixo trechos do e-mail

LEIA COM ATENÇÃO....

Se você for uma mulher e usa absorvente, mas especificamente internos, leia este artigo e passe para suas amigas. (Para os homens que receberem este e-mail, por favor, repassem para suas esposas, irmãs, amigas, mães, filhas etc.).

Leia com atenção o rótulo do absorvente interno que você for comprar da próxima vez, e veja se você encontra alguns dos itens listados neste e-mail..
Não sabemos quantas mulheres no mundo sofrem de câncer cervical a tumores...

Você já ouviu falar que os fabricantes de absorventes internos usam asbestos (amianto) na fabricação de absorventes?

Por que eles fariam isto?

Porque asbestos fazem você sangrar mais; se você sangra mais, logo vai precisar de mais absorventes.

Por que isto não vai contra a lei, visto que asbestos são tão perigosos?

Porque os poderosos, com toda sua 'sabedoria', não consideram os absorventes internos como produtos alimentares e, portanto, não os consideram ilegais ou perigosos.

Na revista mensal ESSENCE há um pequeno artigo sobre isto e eles mencionam dois fabricantes de absorventes alternativos de algodão..

Essas companhias são: Organic Essential
Terra Femme (Infelizmente estes não estão disponíveis no Brasil.

Uma mulher que tem seu P.H.D na Universidade do Colorado/EUA, Boulder, escreveu o seguinte:

'Eu estou escrevendo isto porque as mulheres não são informadas sobre o perigo de alguns absorventes, algo que a maioria de nós utiliza. Eu estou dando aulas neste mês e eu tenho estudado muito sobre biologia e sobre a mulher, já que muito absorventes internos são realmente perigosos (por essa razão, ao discutirmos o assunto em classe, a maioria das mulheres ficou realmente brava e revoltada com os fabricantes de absorventes) , eu mesma decidi começar a fazer alguma coisa sobre isto....
Para começar, eu vou informar todas as mulheres que puder e enviar e-mails rapidamente para todas que eu conheço'.

Ou seja, absorventes internos contêm duas substâncias potencialmente perigosas: rayon (para absorver), e dioxido (um produto químico usado para provocar sangramentos) .

O problema é que a dioxina produzida neste processo de sangramento pode trazer sérios problemas para as mulheres. Dioxina é potencialmente cancerígeno (câncer associado), é tóxico para o sistema imunológico e reprodutivo.

Também está associado à endometriose e à diminuição da contagem de esperma para os homens.

Ele quebra o sistema imunológico de ambos os sexos.

Em setembro último o EPA, Agência de Proteção ao Meio Ambiente, informou que é realmente inaceitável o nível de exposição da dioxina acumulada e a demora para desintegrar- se na natureza. O perigo real vem do contato repetitivo.

De Karem Couppers:
O rayon e a dioxina contribuem para o perigo dos absorventes. Quando as fibras do absorvente são introduzidas na vagina (como normalmente ocorre), ele cria um campo adequado para a dioxina, que permanece um tempo mais longo que um simples algodão.
Esta é também a razão pela qual a TSS(Síndrome do Choque Tóxico) ocorre.

Quais são as alternativas? Usar produtos para higiene feminina que não provocam sangramento e que sejam também de algodão. Outros produtos para higiene feminina (absorventes externos), contém dioxina , porém não são tão perigosos, pois não ficam em contato direto com a vagina.

Os absorventes externos precisam segurar o sangramento, mas obviamente, os internos são muito mais perigosos.

O que você pode fazer se você não pode deixar de usar absorventes internos?
Use absorventes internos 100% algodão,o que não provocam sangramento.

Infelizmente, poucas indústrias no mundo têm procurado produzir absorventes seguros (Sumga, Alemanha, Inglaterra,etc. ),enquanto que os EUA insistem em não divulgar este assunto..

Em 1989 ativistas na Inglaterra fizeram uma campanha contra sangramento provocado.
Após seis semanas e 50.000 cartas, os fabricantes de produtos para higiene substituíram os produtos maléficos por oxigênio (um dos métodos verdes à disposição, conforme informações da MS magazine, maio/junho 1995.

O que fazer agora? Diga ao povo, a cada um, informe-os..


Ligue para os números de atendimento ao consumidor das embalagens.

Faça-os saber que nós exigimos produtos seguros -TODOS OS ABSORVENTES EM ALGODÃO!

LEMBRE-SE: Para não perder o impacto deste e-mail, sugiro que repassem para seus amigos e amigas, desta forma ele atingirá sua meta. Por favor, faça isso por consideração e amor às mulheres!

* Rosana > Citogenética - Hematologia
* Instituto central - HC -FMUSP
Patrícia Diniz de Paula - Engenheira Agrônoma Seaapi-RJ

Um comentário:

  1. Uma boa alternativa ao uso dos absorventes internos é o uso do coletor ou copo menstrual. Soube de sua existência pela net. Minha primeira reação foi de certa repulsa e eu me espantei, porque na verdade o que estava em jogo era a minha idéia de associar a assepsia ao descartável, naturalmente, tudo o que é descartável é limpo e é bom. Falso. Não é. Então passei por uma segunda fase, a da curiosidade e também do a engajamento, pois acredito que posso produzir menos lixo com aquilo que consumo, e então decidi comprá-lo.
    Foi minha primeira menstruação com ele e posso dizer que gostaria de tê-lo conhecido antes... Ainda não domino a técnica de colocar o copinho, cada vez tento de um jeito diferente, me dou melhor na hora de tirá-lo, mas é questão de prática. Além do mais, no fundo acho mais limpo, pois, coloco-o uma vez antes de sair de casa e tiro quando chego. No dia de maior fluxo tive que trocá-lo num banheiro público e não tive acidente nenhum. Uso um modelo feito em silicone. Não sai do lugar, tive um pequeno vazamento no dia de maior fluxo, da mesma forma como já tive quando usava absorvente interno. Recomendo a todas, mais que achar a iniciativa bonita ou sei lá o quê, bora usar o copinho!!!

    ResponderExcluir